Google Analytics, você precisa ter no seu site

Google Analytics

O google analytics te ajuda a saber quantos acessos o seu site teve, de qual cidade e estado vieram, quais páginas visitaram e muito mais.

Google Analytics

É muito comum recebermos novos clientes, que vieram de outras agências, que nunca ouviram falar do Google Analytics.

Para nós, que sempre trabalhamos de forma “transparente”, é muito importante que os nossos clientes consigam acompanhar todos resultados dos seus investimentos.

Logo abaixo abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é o Google Analytics;
  • Análise do “Publico Alvo”;
  • Como funciona a sessão “Aquisição”;
  • O “Comportamento” dos clientes.
  • Acessos em tempo real;
  • Como faço para instalar?

O que é o google analytics?

O Google Analytics é uma plataforma gratuita do google que, quando anexada ao seu site, fornece relatórios completos de como os seus clientes se comportam durante a navegação. Com ele você obtém respostas de como, quando, onde, de onde, para onde, quanto tempo e quantos.

Confira abaixo as principais sessões e funcionalidades do google analytics.

1. Público Alvo:

Na sessão “Público Alvo” você tem um relatório completo com gráficos contendo a quantidade de usuários, novos usuário, sessões, visualizações de páginas, duração média de sessão, País, Cidade, Sistema Operacional (Window, Mac, Android, IOS), Navegador (Chrome, Internet Explorer, Firefox e etc) entre outras informações.

Confira abaixo a imagem da visão “Público Alvo” e uma breve descrição dos principais itens:

Google Analytics – Público Alvo

  • Quantidade de Usuários: Como o nome já diz, é a quantidade de usuários únicos do período. Caso o usuário saia do seu site e entre novamente, esse número continuará o mesmo.
  • Novos Usuários: Contabiliza somente usuários que nunca acessaram o seu site anteriormente.
  • Sessões: Número de vezes que um usuário acessou o seu site. Diferente da “Quantidade de usuários”, se o usuário sai e entra novamente é contada como 2 sessões.
  • Visualizações de Páginas: Quando um usuário acessa o seu site, ele provavelmente navegará entre diversas páginas… É ai que esse número sobe!

2. Aquisição:

Na sessão “Aquisição” é possível saber a origem do usuário e está dividido entre “Organic Search“, “Direct“, “Social” e “Referral“. Após a imagem explicaremos cada um desses itens.

Google Analytics – Aquisição

  • Organic Search: É a busca orgânica. São todos usuários que vieram de um resultado de busca como google.
  • Direct: É quando o usuário digita o endereço do seu site direto no navegador.
  • Social: É a quantidade de usuários que vieram à partir de uma rede social como Facebook e Instagram.
  • Referral: É a quantidade de usuários que vieram de outros sites. Você conseguirá saber também de qual site eles vieram.

3. Comportamento:

A sessão “Comportamento“, consideramos uma das mais importantes de se analisar. Nela é possível saber exatamente quais são as páginas que os seus clientes estão acessando. Você consegue mensurar, por exemplo, quantas vezes as suas páginas de “contato” ou “sobre nós” foram acessadas. Para quem tem e-commerce, possibilita saber quais são os produtos mais visualizados.

Google Analytics – Comportamento

4. Em Tempo Real:

Essa sessão aqui é para que você possa acompanhar, em tempo real, um resumo de todas as outras sessões. Ele simplesmente mostra quantos usuários estão navegando, exatamente nesse momento, no seu site.

Há quem goste de ter essa sessão no telão e acompanhar cada clique do cliente.

Google Analytics – Em tempo real

Mas como faço para instalar?

Para instalar o Google Analytics no seu site, o ideal é que seja feito por alguém com o mínimo de conhecimento técnico pois ele implica em adicionar um código, gerado durante o cadastro, em suas páginas.

Você precisará ter um e-mail no google (gmail) para acessar qualquer produto da empresa.

Para realizar o cadastro é muito simples. Basta acessar o site https://analytics.google.com/ e seguir o passo a passo.

Após o cadastro, você receberá um código de rastreamento parecido com “UA-131313131-1“. Envie para o desenvolvedor do website, ele saberá como prosseguir.

Caso você queira nos contratar para realizar essa integração, entre em contato através do WhatsApp: 11 97051-7110. Chama lá! com certeza será mais barato do que você imagina! Faremos gratuitamente para os 10 primeiros leitores que nos chamarem no WhatsApp falando que leram esse post.

E assim finalizamos o nosso primeiro post de dica.

Esperamos que isso ajude muitas empresas que não fazem ideia de como está a sua “saúde” na web.

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Equipe GreenWeb.